sexta-feira, 15 de junho de 2007

Avatar



Get a Voki now!

Economia das Honduras

Recursos naturais
Honduras se caracteriza por uma grande quantidade de recursos florestais, ouro, prata, cobre, chumbo, zinco, ferro, antimônio, carvão, pesca, hidroeletricidade.

Silvicultura e pesca
A silvicultura é uma importante atividade econômica em Honduras pela presença de numerosos bosques.

Não foi possível aplicar programas de reflorestamento devido aos métodos rudimentares utilizados para serrar a madeira e à deficiente infra-estrutura e meios para seu transporte.

A extração se concentra nas diferentes variedades de pinho, além de madeiras duras como a caoba, ébano, nogal, pau-rosa e pau de Campeche. A pesca anual passa das dezesseis mil toneladas, principalmente de mariscos.

Comércio
A banana e o café são os produtos de exportação mais rentáveis de Honduras. Outros artigos de exportação: carne congelada, lenha e madeira, marisco, prata, derivados de petróleo e zinco. Em 2002 o valor total das exportações foi estimado em quase mil milhões de dólares. Desde mediados da década de 1970 as importações aumentaram rapidamente, alcançando valores recordes em 2002. O maior incremento foi produzido em matérias primas e bens de capital.

Os Estados Unidos são, de forma destacada, seu principal sócio comercial; também é importante o comércio com Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália, Bélgica, México, Guatemala e El Salvador. Honduras forma parte do Mercado Comum da América Central.

Economia dos Estados Unidos

A economia dos Estados Unidos da América está organizada segundo o modelo capitalista e é marcada por um crescimento constante, baixas taxas de desemprego e de inflação, um grande déficit. A economia dos Estados Unidos pode ser vista como a mais importante e influente do mundo em tempos atuais. Vários países indexaram as suas moedas ao dólar, ou chegam mesmo a usar a moeda americana como sua moeda oficial, e os mercados de capitais americanos são em geral vistos como indicadores da economia mundial.

O país tem enormes recursos minerais, com grandes depósitos de ouro, petróleo, carvão e urânio. Na agricultura, está entre os maiores produtores mundiais de milho, trigo, açúcar e tabaco, entre outras produções. A indústria de manufatura americana é diversificada, com automóveis, aviões e produtos eletrônicos sendo os principais produtos industrializados produzidos no país. O maior setor econômico, no entanto, é o de serviços: cerca de três quartos dos habitantes dos Estados Unidos trabalham nesse setor.

O maior parceiro comercial dos Estados Unidos é o seu vizinho do norte, o Canadá. Outros parceiros econômicos importantes são a União Européia, o México, o Japão e a China.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

População de Honduras

População:
7.326.496
Densidade demográfica:
57,99 hab./km2
Crescimento demográfico:
2,8% ao ano (1995-2000).
Mortalidade infantil:
35 por mil nascimentos (1995-2000).
População absoluta:
6,5 milhões (2000), sendo eurameríndios 90%, ameríndios 7%, afro-americanos 2%, europeus ibéricos 1% - 1996.