sexta-feira, 15 de junho de 2007

Economia das Honduras

Recursos naturais
Honduras se caracteriza por uma grande quantidade de recursos florestais, ouro, prata, cobre, chumbo, zinco, ferro, antimônio, carvão, pesca, hidroeletricidade.

Silvicultura e pesca
A silvicultura é uma importante atividade econômica em Honduras pela presença de numerosos bosques.

Não foi possível aplicar programas de reflorestamento devido aos métodos rudimentares utilizados para serrar a madeira e à deficiente infra-estrutura e meios para seu transporte.

A extração se concentra nas diferentes variedades de pinho, além de madeiras duras como a caoba, ébano, nogal, pau-rosa e pau de Campeche. A pesca anual passa das dezesseis mil toneladas, principalmente de mariscos.

Comércio
A banana e o café são os produtos de exportação mais rentáveis de Honduras. Outros artigos de exportação: carne congelada, lenha e madeira, marisco, prata, derivados de petróleo e zinco. Em 2002 o valor total das exportações foi estimado em quase mil milhões de dólares. Desde mediados da década de 1970 as importações aumentaram rapidamente, alcançando valores recordes em 2002. O maior incremento foi produzido em matérias primas e bens de capital.

Os Estados Unidos são, de forma destacada, seu principal sócio comercial; também é importante o comércio com Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália, Bélgica, México, Guatemala e El Salvador. Honduras forma parte do Mercado Comum da América Central.

Nenhum comentário: